Sector de Imprensa
19/06/2022
No âmbito da sua visita a Namíbia o Vice Presidente da República, Bornito de Sousa manteve um encontro com as autoridades locais.
Sendo um interesse de S.E Vice-Presidente Bornito de Sousa em se inteirar um pouco mais sobre o funcionamento do poder local na região, o encontro aconteceu no auditório do Campus Universitário Eng. José Eduardo dos Santos com as autoridades autárquicas e tradicionais em Ondangwa.
Os dois Vice-Presidentes reuniram-se com os Governadores Regionais do Kunene, Omusati, Oshana, Oshikoto, Kavango do Leste e Kavango do Oeste, bem como com as Câmaras Municipais de Ongwediva, Oshakati e Ondangwa para colher a experiência da Namíbia em matéria de governação das autoridades regionais e autárquicas.
Durante a reunião o Vice-Presidente fez saber que Angola também prepara a realização de autarquias onde poderá contar igualmente com a colaboração das autoridades locais. Em Angola em muitas regiões o poder local tem contribuído bastante na governação do país, daí a importância da troca de experiência entre os dois países. O objectivo é estimular a geminação entre cidades e municípios dos dois países e promover o intercâmbio entre os dois povos.
S.E Vice Presidente Bornito de Sousa fez questão de frisar que somos um povo com potencial para transformar matéria e os nossos recursos naturais em produtos acabados para não depender da Europa. Os limites traçados pelos colonizadores não podem limitar a essência que une os dois povos e é preciso trabalhar com as autoridades tradicionais e o poder local, daí o seu interesse e por ter trabalhado enquanto Ministro da Administração do Território e Reforma do Estado em Angola.