ACTIVIDADES ECONÓMICAS
Petróleo
Angola possui grandes reservas de petróleo e é o segundo maior produtor da África Subsariana. A Empresa estatal angolana do ramo é a Sonangol. Várias empresas internacionais operam neste ramo.
Para além do petróleo, o país é potencialmente rico em minérios, entre os quais, o diamante, ouro, zinco, mármore, ferro e cobre.
Agricultura
As principais culturas alimentares encontram condições propícias ao seu desenvolvimento nas províncias do Norte e Nordeste (Zaire, Malange, Uíge, Cuanza Norte e Lundas) com o predomínio do café, banana, mandioca, batata-doce, feijão e amendoim.
No planalto central (Huambo, Bié, Huíla, Cuanza Sul e Benguela) destacam-se as culturas do milho, mandioca, massambala e massango.
Enquanto o cacau é produzido na província de Cabinda, o trigo encontra condições favoráveis ao seu desenvolvimento no Huambo, Cunene e no Cuando Cubango.
O arroz produz-se nas áreas planas do Cuanza Sul, Bié, Huíla, Cunene e Cuando Cubango. A soja é cultivada na Huíla, Cuanza Sul, Benguela e Malange.
Pescas
Angola é um país banhado pelo Oceano Atlântico e possui grandes potencialidades hídricas. Os tipos de captura que mais se destacam são a pesca industrial e a pesca artesanal marítima. Praticam-se também as pescas semi-industrial, artesanal continental e a aquicultura.
Indústria
A industrialização de Angola tornou-se um dos principais objectivos do actual Governo da República de Angola. A Zona Económica Especial Luanda-Bengo e a Zona Económica Especial de Viana são exemplos de indústria transformadora que visam a atracção de investimentos internos e externos para o país.
Na indústria extractiva, destaca-se a extracção de petróleo, diamantes, ouro, ferro, e outros inertes.
Hotelaria e Turismo
Angola possui recursos florestais, uma fauna abundante com espécies raras e um litoral com praias atraentes que propiciam a actividade turística. Segundo dados em posse da Associação de Hotéis e Resorts de Angola (AHRA), o país possui cerca de 500 hotéis de 3 à 5 estrelas, 1200 pensões, motéis e residências.
Importa referir também que o país é parte do projecto turístico Okavango-Zambeze (KAZA) que integra o Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe.
Para mais informações sobre turismo clique aqui
Comércio e Investimentos
A promoção do comércio, do investimento e do desenvolvimento económico constitui uma das prioridades do Governo angolano. O objectivo é colocar o sector privado na liderança do desenvolvimento económico e social de Angola.
Para melhorar a atracção do investimento privado, mormente o investimento directo estrangeiro, foram feitas alterações à Lei do Investimento Privado, de modo a permitir negociar incentivos, facilidades e demais direitos aos investidores de elevados montantes, sobretudo estrangeiros.
Para mais informações sobre investimentos; criação de empresas; obtenção de visto; turismo e muito mais, visite o site www.aipex.gov.ao