CONTRIBUTO DE AGOSTINHO NETO NA LIBERTAÇÃO DA ÁFRICA AUSTRAL
DISCUTIDO EM COLÓQUIO EM WINDHOEK
Agostinho Neto um homem que libertou não sou Angola do Jugo colonial mas contribui para que os povos da Namíbia, da África do Sul e do Zimbabwe pudessem alcançar as suas independências.
Em saudação ao Centenário de Agostinho Neto, a Embaixada da República de Angola na República da Namíbia realizou um colóquio quinta-feira, 22 de Setembro de 2022 sobre o contributo do Presidente Agostinho Neto na Libertação e Paz na Região da África Austral.
Um evento que marcou o ponto mais alto de um leque de actividades desenvolvidas pela Embaixada de Angola, para homenagear o primeiro Presidente e Fundador da Nação Angolana.
Importantes figuras do governo Namibiano estiveram presentes ao acto como o Vice Presidente da República da Namíbia, Nangolo, Mbumba, a Vice-primeira Ministra e Ministra das Relações Internacionais e Cooperação, Netumbo Nandi Ndaitwah.
O Primeiro Presidente e Fundador da nação namibiana, Sam Nujoma endereçou uma mensagem ao povo angolano, lida no evento por Nahas Angula, da fundação Sam Nujoma mostrando o seu apreço pelo Presidente Neto a quem conheceu em 26 de Março de1976 em Luanda durante a conferência de solidariedade aos povos de África e Ásia. Para Sam Nujoma o Presidente Neto foi determinado até que não só Angola mas toda África Austral se tornasse independente.
A Embaixadora de Angola na Namíbia, Jovelina Imperial destacou a figura de Neto enquanto Estadista e Nacionalista angolano e o legado deixado de que “o mais importante é resolver os problemas do povo.” E que a luta do Presidente Agostinho Neto não terminava somente com a independência de Angola mas com a libertação dos povos irmãos da região da África Austral pois que para Agostinho Neto na sua dimensão panafricanista “na Namíbia, no Zimbabwe e na África do Sul estava a continuação da nossa luta”.
O Vice-presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba frisou na ocasião que o mês de Setembro marca a figura de um grande panafricanista, um revolucionário e herói africano agradecendo no entanto ao governo e povo angolano pela consolidação da democracia na nossa região.
Nas comemorações do Centenário de Agostinho Neto foi ainda realizado músico- cultural com a entrega de taças e medalhas aos vencedores do torneio de futsal, desfile de trajes angolanos e uma feira com a participação de toda a comunidade encerrando as actividades em Celebração aos 100 anos de Agostinho Neto.
O evento contou ainda com a participação do corpo diplomático acreditado na Namíbia, cidadãos namibianos e a comunidade angolana residente em Windhoek.